Processo de geração de Energia Solar

 No artigo de hoje, iremos descrever como é o processo de geração de energia solar. Esse processo se inicia quando a radiação solar alcança o topo da atmosfera. Sendo composta por 9% de radiação ultravioleta, em torno de 40% de radiação no espectro visível e cerca de 50% é de radiação infravermelha. Da radiação total consegue penetrar a atmosfera, apenas 50% chega ao solo, o restante é absorvido por nuvens ou gases ou até refletidos para de volta para o espaço. 1

A radiação ao atingir uma célula fotovoltaica acontece o efeito fotovoltaico, sendo a base da conversão de luz em eletricidade. Este fenômeno é descrito como a transmissão de energia pura do sol para alguns elétrons o suficiente para aumentar seu nível de energia e, então, liberá-los. Por conseguinte, na célula fotovoltaica existe um condutor externo, que liga a camada positiva à negativa que está embutida no material condutor das células, gerando, assim, um fluxo de elétrons que por consequência produz corrente elétrica 2 3.

A corrente produzida pelos módulos fotovoltaicos é do tipo corrente contínua (CC) e necessita ser transformada em corrente alternada (CA), esse processo ocorre por meio de inversor ou um microinversor. Deste modo, a energia elétrica já está apta a ser utilizada e assim finaliza o processo de geração de energia por meio do sol. A figura abaixo ilustra esse processo:

 

 

 

 

Referências:

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; DOS REIS, Lineu Belico. Energia e Meio Ambiente. Tradução técnica: Lineu Belico dos Reis, Flávio Maron Vichi, Leonardo Freire Mello. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 

PARIDA, Bhubaneswari; INIYAN, S_; GOIC, Ranko. A review of solar photovoltaic technologies. Renewable and sustainable energy reviews, v. 15, n. 3, p. 1625-1636, 2011.

DO NASCIMENTO, Cássio Araújo. Princípio de funcionamento da célula fotovoltaica. Diss. Universidade Federal de Lavras, 2004.