Telhados verdes

No artigo de hoje iremos abordar uma tecnologia que não é muito difundida no Brasil. Os telhados verdes basicamente são vários tipos de vegetação e plantas em que são plantados no telhado com intuito de gerar benefícios sociais, econômicos e ambientais. A composição do telhado verde inclui vegetação,substrato, camada  de filtro, material de drenagem, isolamento, barreira radicular e membranas impermeáveis.

 

Entre os benefício podemos citar a redução do consumo de energia, temperatura do telhado e  o efeito  chamado de ilha de calor. Como também, apresentam um aprimoramento estético para o edifícios e residências. Além de que, melhora a qualidade do ar e da água. 

 

No Brasil, existem alguns estados, Pernambuco(Lei Nº 18.112/2015) e Rio Grande do Sul (Instrução n. 22/2007), em que é obrigatório reservar espaços livres em edificações. Com isso, possibilitando a instalação de telhados verdes como opção para o cumprimento da lei  

 

A combinação de telhados verdes e sistemas fotovoltaicos resultam em ganhos expressivos de produção de energia elétrica. Uma vez que,  esse tipo de telhado possuem temperaturas mais amenas se comparado com telhados convencionais e assim auxiliando no ganho de produção.

 

Alguns estudos apontam ganhos de 6 a 8% (Chemisana e Lamnatou, 2014; Hui e Chan 2011). Com esses benefícios, os telhados verdes fotovoltaicos podem ser uma abordagem eficaz para a construção de cidades sustentáveis (Shafique et al,. 2018).

 

Milena Rodrigues